Últimas Resenhas

[Resenha] Playlist de Hayden - Michelle Falkoff

15 outubro 2015

Título: Playlist de Hayden
Autor: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288

Ano: 2015
Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.


Olá Galerinha! Que saudades de vocês!
Hoje venho trazer a resenha de A Playlist de Hayden que foi um livro muito comentado quando lançado, eu esperei passar o "buummm" do lançamento e ler com calma para poder contar pra vocês. 





Como você se sentiria se soubesse que seu melhor amigo guarda segredos de você? E se para piorar tudo isso só viesse à tona após a morte dele? Pois bem, essa é a situação de Sam, que após o suicídio de Hayden, passa a juntar todos os pedaços deixados pelo amigo em busca de saber o que de fato o levou à tal decisão.
Sentindo o peso da perda e uma certa parcela de culpa nos acontecimentos, Sam vagueia pelos corredores da escola, sentindo o peso da ausência de Hayden, até que passa dar mais atenção à playlist deixada pelo amigo. Buscando algum sentindo naquilo tudo, ele escuta música após música tentando vislumbrar melhor aquele outro lado do seu amigo que até então estava oculto para ele.


"Eu tinha escutado aquelas músicas sem parar nos últimos dias, tentando descobrir o que ele quis dizer com aquilo. Ouça. Você vai entender. O que eu deveria entender? Ele se matou e me deixou aqui sozinho para encontrá-lo. Eu tinha certeza absoluta de que era tudo culpa minha".


Abordando temas pesados como o bulling escolar, as dificuldades da adolescência, perdas e muitos outros sentimentos, Michelle Falkoff fez sua grande estreia, mostrando-nos que nem tudo é tão simples quanto parece ser.
Talvez a expectativa em torno do livro tenha sido alta demais e eu tenha me "contaminado" com isso, pois em algumas partes ao longo da narrativa achei que a autora se perdeu, fazendo com o que o mistério, a princípio intrigante, se tornasse algo vago, quase distante do propósito do livro.


"Mesmo enquanto descobria que havia outros motivos que podiam ter contribuído para que Hayden tomasse sua decisão, aquilo parecia ser ainda mais minha culpa."


A leitura foi um pouco arrastada  e não sei ao certo se isso se deve ao tema abordado ou a maneira como a Michelle narrou toda a história. No fundo eu esperava que as músicas da playlist, que aparecem no início de cada capítulo, influenciassem de uma maneira mais significativa na história, o que acabou não ocorrendo.
Para leitores que buscam títulos com essa temática, esse livro sem dúvidas é uma boa sugestão.




Real Time Web Analytics