Últimas Resenhas

[Resenha] A Máquina de contar histórias - Maurício Gomyde

09 fevereiro 2016

Título: A Máquina de contar Histórias
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Novas Páginas
Páginas: 192
Ano: 2014


Sinopse:
Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das fi lhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar.Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V.Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.


Olá pessoal!!
Sei que já publiquei algumas resenhas, mas essa é oficialmente a minha primeira leitura de 2016, e caramba, que leitura. Já há algum tempo escuto maravilhas da escrita do querido Maurício Gomyde, mas ainda não tinha tido a oportunidade de ler, vergonhoso já que sou parceira dele kkkkkkkkkk, mas enfim ganhei esse na maratona e resolvi começar meu 2016 ao melhor estilo literário. Mas agora, vamos conhecer a obra...

 Vinicius Becker é um autor renomado mundialmente, desde muito novo ele carrega em si o amor pela literatura, e escreveu seu primeiro livro aos dezesseis anos, sob protestos do pai e apoio incondicional de sua professora de literatura. Com o passar dos anos, Vinicius foi agraciado pelo amor de Viviana, uma jovem arquiteta que esteve ao seu lado em todos os momentos e lhe dispôs seu apoio incondicional durante todo o processo de construção, até o nível em que se encontra hoje.

Com o tempo constituíram uma linda família, intitulada família V, e agora prestes a nascer o mais novo membro da família, Viviana descobriu que esta com leucemia e que seu caso é muito grave, com chances baixas de resistir, Vinicius fica atordoado com a chance da perda, mas acaba focando seu desespero em sua carreira, numa busca frenética de diminuir seu sofrimento, mas agora ele acaba de receber a noticia de que Viviana faleceu, e ele como sempre, estava em mais um de seus lançamentos incomunicável.


"O céu escuro, preenchido por nuvens carregadas em cinza-cobalto, transformou-se em testemunha de um crime sem culpados: uma família voltando em frangalhos para a realidade de uma vida que seguiria ninguém sabia como." (Pag. 23)

Quando retorna pra casa perdido em sua dor e sofrimento, Vinicius descobre que perdeu muito mais que sua esposa, ele perdeu sua família, Valentina sua filha mais velha, já não o vê como pai, e não o perdoa por não ter estado ao lado de sua mãe na hora em que ela mais precisou.


"Sem amigos, sem esposa, sem filhas. O lugar pelo qual ele tanto havia lutado revelava-se o lugar em que ele nunca havia desejado estar." (Pag. 54) 

Agora ele precisará correr contra o tempo e lutar contra tudo o que esta acostumado para recuperar o amor de sua filha e traze-la de volta, mais sua ficha só cairá de verdade quando ele descobrir o quanto desconhece sua filha e o quanto perdeu enquanto estava fora.

Apenas pela sinopse, já é possível imaginar o contexto que teremos pela frente. Vinicius foi egoísta, e na busca de uma forma de fugir do seu sofrimento pelas condições da esposa, acabou dedicando todo seu tempo aos livros e se abdicando totalmente do que acontecia ao seu redor.

Dessa forma, Valentina foi quem cuidou da mãe e esteve ao lado dela até seu último suspiro, sozinha e sem ter com quem compartilhar seu próprio sofrimento, e isso faz com que ela acumule ódio e desprezo daquele que devia ser seu ídolo e estar ao seu lado. Vinicius só vai perceber o tamanho do seu erro quando retornar para casa e perceber que suas filhas já não o amam ou admiram como antes, e no desespero de um pai para recuperar o amor de sua filha e unir novamente sua família ele começará uma aventura em busca do perdão.

O livro é cheio de conceitos lindos, retrata a dor de um pai e ao mesmo tempo a dor de uma filha, a dor da perda e a dor do desprezo, ao mesmo tempo Maurício nos dá uma aula de escrita e amor com palavras claras e simples.


"A gente não aprende lendo, aprende vivendo. E a vida, por mais que uma quantidade enorme de pessoas acredite nisso, não é feita de métodos, fórmulas, dicas ou listas de recomendações. ela é feita de sentimentos pelas pessoas que estão ao seu lado, ou por aquelas que estão longe, mas que, só por pensarem na gente, já fazem toda a diferença." (Pag. 68)

Citando renomados escritores e passando por lugares lindos em uma viagem incrível, Maurício nos leva por uma linda aventura cheia de amor e perdão, com ensinamentos e lições de vida lindas, onde é possível se colocar no lugar dos personagens e rever vários conceitos e atitudes do nosso dia a dia.

A edição é da Novas Páginas, com folhas amareladas e fonte confortável, o livro vem com uma capa e diagramação impecável que colabora e muito para o encanto do leitor. O livro também contém uma playlist incrível feita pelo autor do no decorrer da história que só torna tudo mais mágico e encantador, vale a pena ler ouvindo.




Minhas considerações com relação ao autor, é que ele realmente é fenomenal, possui uma escrita só dele, e uma leveza nas palavras que te fazem viajar no texto sem perceber o tempo passar, e assim como seu próprio personagem diz, faz com que o leitor queira ir até a última página, o título do livro faz muito jus a história já que Vinicius se transformou em uma máquina, trabalhou horas para alcançar aquilo que ele julgou ser o certo, só posso dizer que agora que li o primeiro é claro que quero os próximos!!

Pra você que curte uma leitura leve e diferente dos romances comuns, com um toque de amor e muito a aprender, leia A Máquina de contar histórias e sem dúvida você vai se apaixonar.



Real Time Web Analytics