Últimas Resenhas

[Resenha] A Menina da Neve - Eowyn Ivey

15 dezembro 2015

Título: A Menina da Neve
Autora: Eowyn Ivey
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352
Ano: 2015

Sinopse:
Alasca, 1920: Um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando um do outro cada vez mais ele, no duro trabalho da fazenda, ela, se perdendo na solidão e no desespero. Em um dos raros momentos juntos durante a primeira nevasca da temporada, eles fazem uma criança de neve. Na manhã seguinte, ela simplesmente desaparece.Jack e Mabel avistam uma menina loira correndo por entre as árvores, mas a criança não é comum. Ela caça com uma raposa-vermelha ao lado e, de alguma forma, consegue sobreviver sozinha no rigoroso inverno do Alasca.Enquanto o casal se esforça para entendê-la uma criança que poderia ter saído das páginas de um conto de fadas , eles começam a amá-la como se ela fosse filha deles. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam ser, e o que aprendem sobre essa misteriosa menina vai transformar a vida de todos eles.



Olá Pessoal,
Hoje vamos de resenha do lançamento tão comentado da Novo Conceito, essa linda menininha bombou na internet e chamou a atenção de muitos leitores que se apaixonaram logo de cara pela sinopse e por sua capa tão misteriosa.

Mabel acabou de se mudar para o Alasca em busca de conforto, e na tentativa de recomeçar sua vida sem parentes por perto para fazerem críticas sobre seu comportamento.

Após perder seu bebê, ela decide que esta na hora de começar de novo, e é assim, tentando se afastar das lembranças que Mabel e seu marido Jack se mudam rumo a um novo começo.
Mas as coisas continuam difíceis, tudo é novo e a vida no Alasca, não é nem de longe como ela imaginava, apesar de estar distante de tudo e de todos, se manter em um lugar tão gelado onde as plantações demoram a vingar e na falta de o que comer precisam se manter da carne dos animais caçados pode ser muito complicado.

E é nesse paraíso branco que Mabel resolve deixar seu passado para trás e se aproximar de seu marido, já que depois da perca eles se afastaram por completamente. E em uma noite qualquer em meio a uma Nevasca Jack e Mabel resolvem fazer um boneco de neve, uma menina para enfeitar seu quintal, com feições perfeitas e vestida a caráter a menina esta pronto, mas durante a madrugada algo mágico pode acontecer.

"Ela não se lembrava da última vez que ele tocara sua pele, e aquele pensamento doía como solidão em seu peito."

Na manhã seguinte o boneco esta destruído, mas mais que um boneco, agora Mabel e Jack possuem a presença de uma menina misteriosa e linda, vestida com as roupas de seu boneco e vivendo no meio da neve.

"Aquilo era uma sai cobrindo pernas? Um cachecol vermelho no pescoço e cabelos brancos caindo nas costas? Pequena. Rápida. Uma menininha. Correndo perto da floresta. Depois desaparecendo nas árvores."  
Mabel esta depressiva, apesar de não querer assumir começa a acreditar que talvez a família de Jack tenha razão e ela não tenha sido criada para ser mãe, talvez ela realmente seja seca, mas no fundo ela não se importa, seu amor foi maior e ela abandonou todo o luxo para ter uma vida com Jack, e ele de sua parte, apesar de ser calado e não saber demonstrar seus sentimentos, também a ama muito, afinal ele já não tem mais idade para levar uma fazenda nas costas e sozinho. E é nesse momento de dúvidas e tristezas que Faina aparece, para trazer um pouco mais de alegria e confusão para a vida desse casal.  

"Faina segurou sua mão novamente, aproximou-se de Mabel e a abraçou com força. Os flocos úmidos de neve caíam ao redor delas. O mundo ficou em silêncio. A neve caiu com mais intensidade e umidade e o casaco de Mabel ficou ensopado."

Quando comecei a ver a divulgação desse livro pela Novo Conceito, logo me encantei e decide que essa leitura seria minha, de certa forma não me decepcionei, mas confesso que esperava mais.

O livro é escrito em volta de um conto de fadas russo onde um casal de velhinhos, que sonha em ter filhos em uma bela noite faz um boneco de neve e o mesmo cria vida, a história de Mabel e Jack se parece muito com esse conto de fadas e você espera que ela realmente seja um.

A leitura não é corrida, ela se arrasta, e acredito que isso faz parte do enredo já que o mesmo se passa devagar e no meio da neve, mas na minha opinião a autora possuía um texto maravilhoso e poderia ter levado a narrativa de outra forma.

Em determinados momentos comecei a repensar se eu realmente estava entendendo a história, me sentia confusa e não sabia como interpretar os acontecimentos, e sempre que acreditava que a coisa ia fluir, ela estacava de novo e eu me perdia.Mas ainda sim me mantive firme esperando um final que me fizesse compreender todo o inicio, mas não foi bem assim.

A história é bonita, envolve sofrimento, amor e superação, narrada por Mabel estaremos sempre nos deparando com seus sentimentos confusos com relação a tudo que aconteceu e esta acontecendo.

A diagramação é belíssima e apaixonante, a Novo Conceito teve todo um carinho com a capa e as páginas colocando ilustrações que encantam e nos fazem apaixonar por um todo.



Apesar de não ser tudo que eu esperava, ainda sim é uma história muito bonita e que merece um espaço na sua fia de leitura de você gosta de histórias mágicas com mistérios encantadores. 

Eu espero que tenham gostado da resenha, após a leitura fiquei travada e realmente não sabia como passar para o papel as minhas impressões, mas eis que finalmente consegui.







Real Time Web Analytics