Últimas Resenhas

[Resenha] Fragmentados - Neal Shusterman

10 outubro 2015


Sinopse:
Em uma sociedade em que os jovens rejeitados são destinados a terem seus corpos reduzidos a pedaços, três fugitivos lutam contra o sistema que os fragmentaria .Unidos pelo acaso e pelo desespero, esses improváveis companheiros fazem uma alucinante viagem pelo país, conscientes de que suas vidas estão em jogo. Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. No entanto, quando cada parte de seus corpos desde as mãos até o coração é caçada por um mundo ensandecido, 18 anos parece muito, muito longe.O vencedor do Boston Globe-Horn Book Award, Neal Shusterman, desafia as ideias dos leitores sobre a vida: não apenas sobre onde ela começa e termina, mas sobre o que realmente significa estar vivo.

Olá,
Hoje vamos apresentar a resenha de mais um dos lançamentos da Novo Conceito desse ano.

O livro é uma distopia que aborda um país pós Guerra dividido em 2 grupos, onde os líderes do "Pró-Vida" e "Pró-Escolha" criaram o direito da fragmentação que consiste, basicamente, nos pais decidirem abortar tardiamente seus filhos a partir dos 13 anos, ou seja, os enviam ou não para a Fragmentação, mas isso só pode ocorrer dos 13 aos 17 anos, aos 18 anos, os pais perdem o direito sobre seus filhos e eles não podem mais ser fragmentados.

A fragmentação nada mais é do que se utilizar dos órgãos desses adolescentes considerados garotos ou garotas problemas, vendo que não há mais conserto, esses pais se desfazem deles. Ao entregar o adolescente pro governo seus órgãos serão retirados e doados com a intenção de diminuir a fila de transplante para os mais necessitados da população.

Sabendo de tudo isso, conhecemos nossos três personagens principais: Connor é um garoto, aparentemente, durão que descobre que seus pais irão fragmentá-lo. Então, ele decide fugir com a namorada, mas as coisas não acontecem exatamente como ele deseja. Risa é orfã e está sobre a custódia do estado. Ela estuda, toca piano e parece bem aplicada, mas o estado precisa liberar espaço para novos órfãos e Risa será fragmentada. Já Lev é um dízimo. Basicamente, Lev foi criado para ser fragmentado por vontade própria aos 13 anos, pelo menos, foi o que fizeram ele acreditar através da religião.
"Fragmentação. Ninguém sabe com acontece. Ninguém sabe como é feita"
"Fragmentados" foi um livro que, quanto mais eu lia, mais eu não sabia o que sentir. Quanto mais as páginas eram viradas, eu sabia menos o que estava achando do livro e quando as pessoas me perguntavam se eu estava gostando do livro eu tinha tantas dúvidas quanto aos personagens e a história que sempre respondia "Não Sei.".

Connor, Risa e Lev são tão diferentes que me deixavam muito em dúvida sobre quem eu amava e quem eu odiava. Cada capítulo que passava, eu gostava mais de um e menos de outro e vice-versa. Até poucos capítulos antes do final, eu odiava Lev com todas as minhas forças e ainda não tinha certeza se poderia confiar em Risa ou Connor.
"As pessoas não são completamente boas nem completamente ruins. A gente passa a vida toda entrando e saindo das sombras e da luz."
Já faz um bom tempo que li "Fragmentados" e quanto mais eu penso no livro, mais eu gosto de toda a história e das críticas do autor a sociedade. Ainda quero ter a oportunidade de reler o livro e captar os detalhes que deixei passar enquanto devorava o livro.

autor foi de extrema criatividade em criar uma história tão complexa e ativa, os personagens foram bem desenvolvidos, apesar de não agradarem em todos os momentos, mas ainda sim superou as expectativas com um enredo completamente novo e até mesmo assombroso para alguns.

Com relação a diagramação, apesar de simples, não localizei erros, e a capa como podem ver foi de muito bom gosto, surpreendente a atrativa, consegue passar pela imagem um pouco do mistério que contém no livro.

Se você quer uma história que te faça pensar, que te dê sentimentos conflitantes, Fragmentados é o livro indicado para você.

"Fragmentados" é uma série composta de quatro livros e dois intermediários.

  • Fragmentados / Unwind; (Dados Em Inglês)
  • UnStrung (Romance Digital);
  • UnWholly;
  • UnSouled;
  • UnDivided;
  • UnBound (coleção de história curta).




Real Time Web Analytics