Últimas Resenhas

[Resenha] A Garota que Você Deixou Para Trás - Jojo Moyes

18 julho 2015


Titulo: A Garota que Você Deixou Para Trás

Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2014
Páginas: 384


A Garota Que Você Deixou Para Trás - Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo a família, a reputação e a vida na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.


Olá Galerinha!!!

Quem sempre acompanha o blog percebeu que eu não consegui participar do #TopLeitura desse mês de Junho, o que me deixou imensamente triste. Mas eu não poderia deixar de falar o que achei desse livro e da experiência de ler algo da Jojo, que como a Cah Alkimim diz é "destruidora", rsrsrs. Então, hoje vim falar um pouquinho do que achei, mas não vou me estender muito para não ficar repetitivo, vai ser uma mistura de TopLeitura com Resenha

Bom o primeiro ponto que vou falar sobre A Garota que Você Deixou Para Trás é que achei o livro incrível, a capa é simples e bela, essas partes amareladas nos remete as cartas trocadas por Sophie e Édouard durante a Primeira Guerra Mundial ou a documentos históricos encontrados por Liv e Paul. Os personagens são fortes e muito bem construídos, e os elementos que ligam as duas histórias e a coerência dos fatos com o mistério apresentado no livro, nos destroem e reconstroem durante a leitura, deixando-nos ansiosos pelo desfecho. 

Como a sinopse nos mostra, é contada a história de Sophie e Édouard na primeira parte do livro. Nesse período histórico que foi a Primeira Guerra Mundial, Jojo nos apresenta a luta dos franceses contra a invasão alemã, nos relatando o sofrimento de Sophie por ter seu marido Édouard em combate. Nessa época houve muito sofrimento, as cidades francesas eram invadidas, as casas saqueadas, e crianças e mulheres eram obrigados a obedecer e servir os alemães. É nesse contexto que o quadro de Sophie, pintado por seu marido antes de toda essa confusão acontecer, chama a atenção do novo comandante alemão. Sophie arrisca tudo, a família, a reputação e a vida na esperança de rever Édouard.

Já nos tempos atuais Liv é uma jovem viúva que ainda não superou a perda de seu marido. Apegada as lembranças deixada por seu grande amor, o quadro A Garota que Você Deixou Para Trás é a lembrança mais querida, pois foi um presente em sua Lua de Mel. Mas sua vida vira de cabeça para baixo quando os descendentes de Édouard querem a obra de arte de volta, mas Liv está disposta a lutar pelo quadro e desvendar o que aconteceu com Sophie.

– O que isso ensina à gente, Sr. McCafferty, é que na vida há coisas muito mais importantes do que vencer.
"Quando você voltar, Édouard, juro que serei de novo a garota que você pintou."
“Às vezes a vida é uma série de obstáculos, uma questão de colocar um pé na frente do outro. Às vezes, de repente ela se dá conta, é simplesmente uma questão de fé cega.”

Jojo e seu livro A Garota que Você Deixou Para Trás ganharam destaque em minha vida, estou ansiosa para ler outras obras da autora, virei fã. Fui conquistada por seus personagens fortes, seu enredo surpreendente e sem pontos soltos, tudo se interligando deixando o desfecho magnifico. Enfim amei, minha nota é 10 e favoritei.






Real Time Web Analytics