Últimas Resenhas

[Hora de Tags!] Hábitos de Leitura

25 fevereiro 2015

Olá pessoas bonitas ^^
Nossa querida amiga Tati Petraccone estava passeando pela blogsfera, quando encontrou a tag Hábitos de Leitura no blog Leitura Fora De Série do Guilherme e resolvemos responde-la, pois adoramos as perguntas. Bora lá? :)








Quando você lê? (manhã, tarde, noite, o dia inteiro ou quando tem tempo)


Luna Brandon: Para essa pergunta eu tenho duas respostas: de noite e quando eu tenho tempo, para falar a verdade, ultimamente eu tenho virado madrugadas lendo, pois é o único horário que eu tenho tempo rs

Natália Ribeiro: Eu leio em qualquer horário, como agora estou de férias posso ler quando quiser e realmente estou fazendo isso, parece até uma maratona, estou quase 24 horas por dia lendo. Mas se for pra escolher prefiro ler a noite, por algum motivo nesse horário parece mais fácil pra mim compreender e “entrar” na história. Normalmente eu me sinto lenta durante a manhã kkkkkk e não consigo acompanhar muito bem o livro. O problema de ler a noite é quase sempre eu me deixo levar pela leitura e vou até a madrugada.


Você lê apenas um livro de cada vez? 



Luna Brandon: Geralmente, sim. Gosto de me concentrar em uma determinada história, parece que só assim consigo absorver a emoção que ela me passa. Mas já houve vezes em que eu li mais de um livro ao mesmo tempo, principalmente, quando um dos livros não me prendia muito a atenção e eu necessitava ler por algum motivo maior.

Natália Ribeiro: Ultimamente sim. É muito mais fácil compreender um livro por completo quando lemos um por vez, conseguimos perceber melhor certos detalhes e nos envolver mais com cada personagem e com suas emoções, quando nos envolvemos apenas com uma história eu tenho a impressão de que ela consegue nos emocionar mais, nos atingir de uma forma maior do que quando dividimos a nossa atenção com outras histórias. 
Porém não tenho nenhum problema em ler mais de um livro, não confundo os enredos, nem os personagens, ás vezes, considero até bom ler mais de um livro justamente para trabalhar essa parte de concentração. Mas quando faço isso, eu sempre penso que deixei algo do livro pra trás, que não o entendi por completo, sim, é confuso, eu sei! kkkkk



Qual seu lugar favorito para ler? 


Luna Brandon: Ah, com toda certeza na minha cama, debaixo das cobertas rsrs

Natália Ribeiro: Sem dúvida alguma na minha cama tomando um chá ou café, quando leio na minha cama me sinto mais no meu “cantinho”, por isso me sinto mais confortável e segura, fica mais fácil me concentrar na leitura.



O que você faz primeiro: lê o livro ou assiste ao filme? 



Luna Brandon: Depende. Quando lançou Se Eu Ficar, eu primeiro assisti ao filme e depois peguei o livro para ler. Já 50 Tons de Cinza, por exemplo, quando eu li a primeira vez não sonhava nem em se tornar filme. Depende muito da situação, mas geralmente eu assisto o filme e depois leio o livro pra comparar. Mas é muito raro eu ler o livro depois de assistir o filme, com os do Nicholas Sparks eu não fiz isso.

Natália Ribeiro: Eu sempre tento ler o livro e depois ver o filme, assim quando eu vejo o filme eu posso ter aquela típica reação de “Eu li o livro”. Kkkkkk O livro me dá mais detalhes, me passa mais emoção, eu consigo compreender a história melhor, nós sabemos que nos filmes sempre acontece de faltar algo, ou então algo fica vago. Por isso, eu geralmente tento ler o livro primeiro para ter uma noção maior da história, quando não consigo ler o livro às vezes deixo de ver o filme. Kkkkkkkk Mas em alguns casos acabei vendo o filme primeiro, como no caso de alguns filmes de Harry Potter, depois li os livros e eles eram, pra mim, muito melhores que o filme!



Qual formato de livro você prefere? (áudio-livro, e-book ou livro físico) 



Luna Brandon: Em físico com toda certeza, porém, quando eu quero muito ler algum livro e não tenho muito dinheiro, dou preferência aos e-books, uma vez que eles são bem mais em conta na Amazon.com.

Natália Ribeiro: Físico, sem dúvida, eu amo a sensação de ter o livro em mãos, de tocar a capa, o cheiro das páginas, adoro a sensação de folhear as páginas. Além do fato de ser muito mais confortável, sempre que leio pelo celular, por exemplo, meus olhos acabam ardendo e isso se torna bem incomodo ao longo da leitura.



Você tem algum hábito exclusivo ao ler? 


Luna Brandon: Gosto de ler depois de tomar uma xícara de café ou chá bem quente antes de dormir, isso conta? rs
Claro que não é sempre que faço isso, mas tomar um café ou chá bem quente, se enfiar debaixo das cobertas quentinhas pra ler é muito bom. Se estiver chovendo, melhor ainda. Amo! ♥

Natália Ribeiro: Música! Eu sou apaixonada por música e assim que começo a ler já pego meus fones de ouvido e escolho uma música mais lenta durante a leitura. Detalhe, eu não consigo ler muito bem com algum outro barulho: TV, conversas, a única exceção é a música e apenas com fones de ouvido. Pra mim a música acrescenta a leitura, a música consegue influenciar enormemente as minhas emoções, se estou lendo algo triste escutando uma música triste, provavelmente a soma dessas duas coisas me fará chorar kkkkkkk Por exemplo, quando li Se Eu Ficar escutando Say Something, chorei muito! kkkkkk


As capas de uma série tem que combinar ou não importa?


Luna Brandon: Olha, eu admito que sou bem chata com relação a capa dos livros rs
Não costumo comprar livros pela capa, mas sou muito crítica com relação ao design. Tudo pra mim voga. Fontes, imagem, a mensagem que ela me passa, tudo mesmo. Eu leio o livro e depois olho pra capa pra ver se ela condiz com a mensagem que a história passa, então, para mim a capa de uma série tem que ter um padrão. Harry Potter, A Seleção, Saga Crepúsculo, 50 Tons, Peça-me o que Quiser e dentre outras séries tem esse padrão e mesmo que eu não conhecesse a ordem e todos os livros da série, eu conseguiria identificar como pertencente a tal série justamente por causa do padrão que há nelas. Então para mim, a capa de uma série tem sim de combinar.

Natália Ribeiro: Infelizmente às vezes julgo um livro pela capa, e quando compro um livro fico algum tempo admirando a capa, pois as capas sempre acabam nos passando algo, uma emoção ou simplesmente uma noção de como será a história. Quanto ao fato de as capas de uma série ter que combinar, sim, eu acho que é quase obrigatório combinar entre si e com a história e adoro quando vejo autoras se preocupando com o design da capa. Quase sempre as capas das séries tem algo que as ligue, algum detalhe especifico e que faça referência à história e isso acrescente muito ao resultado final, tanto que quando olhamos a capa já sabemos a que série pertence, algo que me marca quanto a séries é o fundo preto dos livros da saga Crepúsculo, assim como a fonte usada para o título, apenas por prestar atenção nesses detalhes é possível saber a que saga os livros pertencem, além do cuidado com as imagens escolhidas que fazem uma enorme relação a história.

Bom é isso gente. Esses são nossos hábitos de leitura! ;)
E vocês, tem algum hábito diferente, igual ou parecido? Deixem nos comentários, vamos adorar saber!
Beijos galera e até a próxima! ♥
Real Time Web Analytics