Últimas Resenhas

[Projeto Literário] O Circo da Noite - Erin Morgentern

12 dezembro 2014


Título: O Circo da Noite
Autora: Erin Morgenstern
Editora: Intrínseca
Paginas: 465
Ano: 2012


Sinopse:Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

"O circo chega sem aviso. Nenhum anúncio o precede, nenhum cartaz em postes ou outdoor, nenhuma menção ou propaganda nos jornais locais. Simplesmente está lá, quando ontem não estava.
Mas não está aberto ao público. Ainda não.
E para o cartaz preto pintado em letras brancas pendurado nos portões que diz:"
Abre ao cair da noite
Fecha ao amanhecer


Senhoras e senhores eu trago a vocês o circo da noite aquele que abre ao anoitecer e fecha ao amanhecer...

Simplesmente maravilhoso, confesso que no começo ele é bem confuso, mas a história ao contrario de várias resenhas que li é cativante!!!! Se em algum momento tivesse deixado a opinião alheia me levar, com certeza teria me arrependido... Pouquíssimas resenhas falavam bem dele, mas só precisei de uma positiva para ter certeza que tinha que ler!!! ( Apesar que sou suspeita... Não costumo procurar o que ler, apenas olho o livro e me apaixono e claro que com O Circo da Noite foi a mesma coisa.. rs).

Inicialmente achamos que a estória vai se passar em torno de um duelo, onde dois grandes mágicos acostumados a duelar entre si usando outros como arma irão entrar em um novo embate.

Célia acaba de conhecer seu pai após o suicídio da mãe, seu pai Próspero O Magico vê em sua filha um dom que com certeza o levaria a ganhar o duelo contra Alexander.E assim começamos o livro... Próspero sela o duelo com Alexander que irá adotar Marcos para que seja o adversário dela.Próspero já tinha em mente aonde seria o duelo e é ai que entra o circo.

O circo será o campo de duelo dos dois,mas no final o circo é o ponto mais importante da estória, tudo acontece dentro dele e por ele. Por isso faço uma advertência:

ESTE LIVRO NÃO É SOBRE O ROMANCE, MAS SOBRE A MAGICA IMPOSTA AO CIRCO.

Sei que muitos vão se perguntar como assim??? E eu explico.... ( o dificil é explicar sem virar spoiller!! rs). Alexander vai encaminhar Marcos para trabalhar para o Monsieur Lefèvre, que é quem tem a magnifica ideia de criar o Circo, pois é uma pessoa criativa e já se cansou de suas idéias. Terão varios personagens, varios amigos de Lefêvre que vão fazer com que o Circo exista. Célia será a ilusionista do circo, e apesar de Marco saber quem é ela, a mesma não faz ideia de quem seja ele.

Não haverá combate face a face, não é assim que acontece... eles simplesmente vão criando tendas e dando vida a coisas nesperadas no circo fazendo com que ele fique mais magico do que ja é, nenhum dos dois conhece a regra do duelo e infelizmente nós também não!!! Então acompanhamos todo o desenrolar viajando junto com o Circo e se sentindo como se estivesse realmente dentro dele.

Apesar do duelo ser uma coisa comum entre Próspero e Alexander dessa vez tudo sai do controle quando os dois se apaixonam e decidem que nada vai sair como esperado, o romance entre Célia e Marco não é como estamos acostumados mas também nada no livro é!!! Eles não sabem como é e nem como tudo vai terminar mas tudo acontece magicamente, cada tenda cada espetáculo a autora realmente consegue fazer com que a gente se sinta dentro do circo, como se fossemos um revuêrs ( um grupo criado pelo Hier Thiessen que segue o circo aonde ele for, todos se identificam pela roupa toda preta e apenas um detalhe vermelho, seja um cachecol, uma rosa ou um lenço), existem trechos no livro narrados de forma que realmente façam com que nos imaginemos lá dentro, particularmente entrei em sua narrativa e consegui ver tudo acontecer, imaginar o circo e torna-lo palpável, é incrível como os protagonistas se fazem coadjuvantes e o circo se torna o personagem principal!!!

Todo o duelo acontece lá dentro por debaixo das tendas fazendo com que os duelistas se tornem o circo e se comuniquem através dele, desde o inicio mesmo sem ela saber quem ele é tudo esta interligado e cada movimento é calculado fazendo com que os dois se sintam ligados e no final aqueles personagens que pareciam não ter importância se tornam cruciais para a continuação do circo e a existência da magia!!!! Enfim maravilhoso.....

A autora realmente me surpreendeu mostrando uma inteligência surreal e uma criatividade magica. Vale a pena ler e viajar nesse circo completamente diferente e muuuuuuifo magico.

Um Trecho pra vocês sentirem um pouco do circo:


"Você está entre eles,claro. Foi atraído pela curiosidade, como era de se esperar. Parado sob a luz cada vez mais difusa, o cachecol ao redor do pescoço o protege da brisa fria da noite, e ele aguarda para ver com os próprios olhos que espécie de circo abre apenas quando o sol se põe.

[...] O circo parecve deserto e abandonado.Mas você acredita sentir um atoma caramelado flutuando na brisa noturna, sob o perfume fresco das folhas de outono. Uma doçura sutil nas fronteiras do frio.[...]

[...] Primeiro vem ouve-se um espocar.Quase imperceptível em meio ao vento e à conversa. Um chiado suave, como água na chaleira prestes a ferver para o chá. Depois vem a iluminação."
Sentiu curiosidade???? Se deixe levar por essa esta estória mágica, garanto que vocês vão adorar!!!!
bjos e até a próxima...s2

Não esqueçam de visitar o pessoal participante


Rosana Carlos - Tudo que Motiva
Lucas Fagundes - Claquete Literária
Anna Evans - Um tanto Agridoce 
Roana - As Chatas de Galocha
Wesley Vieira - Café com Aroma de Livros
Thalita e Allison - Cemitério dos Posts Esquecidos
Irisvanda Bento Vieira - Chuva e Livros
Gabi - Pieces Of Me
EmyLu - Louquinha por Livros





     
Real Time Web Analytics